Ventos fracos na superfície, umidade relativa alta, abundância de núcleos de condensação e nas épocas mais frias do ano, são as condições favoráveis para a formação de nevoeiro.
Fenômeno que pode ser considerado como uma nuvem Stratus junto à superfície ou apenas um aglomerado de gotículas de água em suspensão na atmosfera, que restringe a visibilidade para menos de 1.000 metros.
Sua formação acontece quando o vapor d’água se condensa, através de:
1- Resfriamento do ar: fazendo com que a temperatura do ar diminua até atingir o ponto de orvalho;
2- Acréscimo de vapor d’água: com a evaporação das superfícies líquidas, do solo molhado ou chuva caindo através do ar.
O ponto de orvalho é um valor representativo da quantidade de vapor d’água existente no ar. Quando coincide com a temperatura do ar, a UR (umidade relativa) atinge com 97% a 100% de probabilidade de formação de nevoeiro.
O nevoeiro é classificado de acordo com seu grau de visibilidade, como podemos ver na tabela a seguir.
E são diferenciados entre os tipos:
- Nevoeiros de massas de ar: Formam-se como consequência do resfriamento do ar úmido, até a umidade relativa tornar-se elevada e a temperatura do ar atingir o ponto de orvalho.
a) De radiação ou de superfície: Ocorre quando a superfície se resfria por radiação noturna; o ar em contato com o solo frio se resfria até atingir o ponto de orvalho e provoca a inversão de temperatura na superfície. As condições favoráveis para este fenômeno são de céu claro, ventos fracos, radiação terrestre e umidade relativa elevada. Não se formam sobre o mar e dissipam-se com ventos fortes e incidência dos raios solares.
b) De Advecção: Ocorre com o deslocamento do ar quente e úmido sobre uma superfície mais fria. E geralmente são muito fortes.
- Nevoeiros Frontais:
a) Pré-frontal: Ocorre com as frentes quentes, cobrindo extensas áreas. Forma-se na massa de ar frio sob a superfície frontal quente, através da evaporação da chuva que cai através do ar frio.
b) Pós-frontal: Ocorre após a passagem de uma frente fria lenta.
Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.