Search
Close this search box.

METEOROLOGIA AERONÁUTICA

Sob responsabilidade do Comando da Aeronáutica através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a meteorologia aeronáutica no Brasil é estruturada em uma Rede de Centros Meteorológicos (RCM) e uma Rede de Estações Meteorológicas (REM), como demonstra o esquema a seguir:

O Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA) é o órgão principal do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), e tem a finalidade de confeccionar as cartas meteorológicas de tempo significativo e distribuir aos demais centros as previsões recebidas do sistema mundial (WAFC).

A Rede de Centros Meteorológicos (RCM) é composta pelo Centro Meteorológico de Vigilância (CMV), de Aeródromo e Militar (CMM).

  • Centro Meteorológico de Vigilância (CMV): Órgão que trabalha em conjunto com o Centro de Controle de Área (ACC) de cada Região de Informação de Voo (FIR), tem o objetivo de monitorar as condições meteorológicas predominantes nestas áreas, com a intenção de apoiar o serviço de tráfego aéreo e as aeronaves.
  • Centro Meteorológico de Aeródromo (CMA): Órgão localizado em aeródromos com a finalidade de prestar serviços de apoio meteorológico à navegação aérea.
  • Centro Meteorológico Militar (CMM): Órgão militar que presta serviço de apoio meteorológico exclusivo às especificações da aviação militar.

E a Rede de Estações Meteorológicas (REM) é composta pela Estação Meteorológica de Superfície (EMS), de Altitude (EMA) e de Radar Meteorológico (ERM).

  • Estação Meteorológica de Superfície (EMS): Órgão que tem finalidade de realizar a coleta e o processamento de dados meteorológicos de superfície para fins aeronáuticos.
  • Estação Meteorológica de Altitude (EMA): Órgão responsável pela coleta de dados meteorológicos, através da tecnologia de Radiossondagem, em diversos níveis da atmosfera.
  • Estação de Radar Meteorológico (ERM): Órgão que realiza o serviço de vigilância constante nas áreas de cobertura dos radares e disponibiliza as informações obtidas pelos Centros Meteorológicos de Vigilância.

Os principais objetivos dos serviços prestados por estes órgãos da meteorologia aeronáutica, é garantir a economia e a segurança das operações aéreas. E estão estruturados em: observação, divulgação, coleta, análise e exposição.

  • Observação: Este serviço é realizado através de verificação visual e instrumental dos fatores que caracterizam as condições meteorológicas em um determinado período e local. E são realizadas por Estações Meteorológicas de Superfície (EMS); Estações Meteorológicas de Altitude (EMA); e Estação de Radar Meteorológico (ERM).
  • Divulgação: Este serviço é realizado por profissional especializado, através de transmissão de dados observados, com o objetivo de fornecer informações aos outros locais de interesse.
  • Coleta: Este serviço se refere a recepção de dados de uma determinada localidade ou período de tempo, para conhecimento mais aprofundado das condições meteorológicas encontradas.
  • Análise: Este serviço tem o objetivo de estudar e interpretar os dados coletados e divulgados, visando fornecer as informações de apoio aeronáutico em formato de previsão do tempo. E são realizadas pelos Centro Mundial de Previsão de Área, Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), Centro Meteorológico de Aeródromo (CMA), Centro Meteorológico de Vigilância (CMV) e Centro Meteorológico Militar (CMM).
  • Exposição: Este serviço se refere a divulgação pública dos dados observados ou previstos, para consulta dos usuários da aviação. Ela pode ser feita através de sites, visita às Salas de Informação Aeronáutica (AIS) ou via telefone.

Isto posto, é desejável que todos os membros de uma tripulação possuam conhecimento apropriado das condições meteorológicas, na intenção de utilizá-lo do modo mais seguro possível.

Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

© Formando Pilotos desde 2018