FLAP
Como visto no capítulo anterior, os dispositivos hipersustentadores são mecanismos adaptados às asas de uma aeronave com o objetivo de aumentar o coeficiente de sustentação.
E dentre os seus principais formatos, o Flap é o dispositivo que possibilita o aumento da curvatura da asa e fica localizado no bordo de fuga.
Suas vantagens estão em poder ser estendidos e recolhidos durante o voo, permitindo que a aeronave apresente uma boa performance tanto em voo de cruzeiro, quando desenvolve alta velocidade, quanto nas fases de pouso e decolagem, quando necessita voar e baixa velocidade.
Nos velocímetros das aeronaves de pequeno porte há uma faixa branca, que indica a faixa de operação com flaps estendidos, e é uma boa referência para você não ultrapassar os limites de velocidade.
Vs0: velocidade de estol, com trem de pouso baixado, flaps estendidos e potência reduzida.
Vfe: velocidade máxima para flaps estendidos.
Os tipos de Flap são:
- Simples ou Comum: Provoca um aumento significativo no coeficiente de sustentação, e ao mesmo tempo no aumento do arrasto, realizando a movimentação do centro de pressão do aerofólio para trás, o que resultará na elevação do nariz da aeronave.
- Ventral: É deflexionado do intradorso da asa e produz um pouco mais de sustentação do que o flap simples. Porém, este tipo de flap produz mais arrasto ocasionado pela turbulência na parte traseira do aerofólio.
- Com fenda: Apresenta um aumento no coeficiente de sustentação um maior que nos flaps simples e ventral, pois proporciona uma energia adicional ao extradorso do flap, que é proveniente da aceleração do fluxo de ar que atinge o extradorso do flap, o que retarda o turbilhonamento naquela região e acaba resultando no aumento do coeficiente de sustentação.
- Fowler: O tipo de Flap mais eficiente, pois além de aumentar a corda da asa, também aumenta a sua área, o que resulta em um grande acréscimo no coeficiente de sustentação.
SLOT
O Slot é um tipo de fenda ou ranhura que aumenta o ângulo de ataque crítico de um aerofólio, através da suavização do escoamento do ar no extradorso da asa, evitando o turbilhonamento.
Com este dispositivo, a asa consegue alcançar ângulos de ataque maiores, e com isso, aumentar o seu coeficiente de sustentação.
Dentre os tipos de Slot, temos os fixos, móveis (slat) e o leading edge flaps (flaps de bordo de ataque).
- Slot fixo: Direciona o fluxo de ar para o extradorso da asa, retardando o turbilhonamento dos filetes de ar a elevados ângulos de ataque. Este tipo de slot não altera a corda nem a área da asa, porém aumenta o coeficiente de sustentação, diminuindo a velocidade de estol.
- Slot móvel (slat): Reconhecido como um tipo de Slot móvel, o Slat permanece recolhido durante o voo normal, podendo ser acionado somente quando necessário.
- Leading edge flaps: Com a função de aumentar o coeficiente de sustentação e a corda da asa, este slot é utilizado em conjunto com o flap, e reduz a tendência do movimento de nariz para baixo provocado pelo flap.
Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.