Uma vez entendido a estrutura básica dos aviões, agora você vai aprender quais são os controles de voo utilizados, bem como suas características para operar esses equipamentos nos três eixos: vertical, longitudinal e lateral.
Os controles de voo estão localizados dentro da cabine de comando e são utilizados para comandar as superfícies mencionadas no capítulo anterior. São desenvolvidos para fornecerem uma resposta natural e apropriada aos inputs dos pilotos. Isso significa que, em baixas velocidades é possível sentir os controles mais suaves e a resposta da aeronave mais lenda. Por outro lado, sob alta velocidade, os controles ficam mais firmes e a resposta aos comandos é mais rápida.
O manche e o pedal são os grandes responsáveis por viabilizar a movimentação dos aviões, tanto em voo quanto em solo.
O manche é comandado pelas mãos e possui duas funções:
- Cabrar: levantar o nariz ao puxar o manche.
- Picar: baixar o nariz ao empurrar o manche.
Esses movimentos também são denominados como arfagem ou tangagem, atuando no profundor que está localizado no estabilizador horizontal.
A outra função é a de comandar os ailerons localizados nas asas, com o objetivo de gerar o movimento de rolagem. Portanto, ao girar o manche para a esquerda ou para a direita, o avião inicia uma curva para o lado comandado.
Já os pedais são utilizados para comandar o leme localizado no estabilizador horizontal. Ele gera um movimento de rolagem também chamado de bancagem, em que avião se desloca lateralmente.
Estes comandos, uma vez aplicados, alteram o fluxo de ar e a distribuição de pressão sobre e ao redor do aerofólio, afetando a sustentação e o arrasto, gerando os movimentos comandados.
O funcionamento mecânico desses comandos, como pode ser visto na figura abaixo, consiste em várias partes e conexões, dentre eles cabos para fazerem as conexões com as superfícies do avião, polias e batentes.
A tensão dos cabos tem um papel muito importante no correto funcionamento das superfícies, devendo estes serem ajustados adequadamente pelos mecânicos. Pois, quando frouxos podem até anular as ações comandadas e se muito esticados, tornam os comandos duros, fazendo com que o piloto faça mais força sobre o manche e o pedal, gerando um desgaste acelerado das partes do sistema.
Já os batentes são utilizados para limitar os ângulos de movimentos dos controles de voo (manche e pedal), reduzindo sobrecargas na estrutura do avião.
E o alinhamento e o balanceamento das superfícies de comando devem estar ajustados de acordo com os controles de voo, ou seja, uma vez o manche e os pedais estejam na posição neutra as superfícies também devem estar.
E ao realizar qualquer tipo de reparo ou pintura, os controles de voo devem ser adequadamente balanceados para compensar o efeito do peso dessas superfícies na atuação do comando.
Atenção! Todos esses ajustes e manutenções devem ser realizados pelos mecânicos.
Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.