Neste primeiro capítulo, você vai aprender todos os conceitos básicos de física e matemática necessários para compreender a aerodinâmica do voo.
No estudo da física, a mecânica é a área que compreende o movimento dos corpos, bem como as forças que atuam sobre eles nos estados de repouso e de movimentação.
Para isso, inicialmente entenda os conceitos e aplicabilidades de velocidade, aceleração, massa, peso, densidade, força, potência, inércia, torque, trabalho, grandezas físicas, energia, pressão e fluidos.
- Velocidade: Distância por unidade de tempo.
As unidades de medidas de velocidades são:
Km/h: quilômetro por hora
Kt: milha náutica por hora (1,852 km/h)
Mph: milha terrestre por hora (1,609 km/h)
a) Velocidade Absoluta: Velocidade de um corpo em relação à superfície.
b) Velocidade Relativa: Velocidade de um corpo em relação a outro, também em movimento.
- Aceleração: Taxa de variação da velocidade.
- Massa: Quantidade de matéria contida em um corpo (invariável).
- Peso: Massa x Aceleração da gravidade (variável).
- Força: Capacidade de alterar um movimento.
- Densidade: Determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
- Trabalho: Produto da força ou componente da força pelo seu deslocamento.
- Potência: Trabalho por unidade de tempo.
- Inércia: Propriedade física da matéria que considera que qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme ou em repouso, tende a se manter em movimento retilíneo e uniforme ou em repouso.
- Torque ou Momento: Capacidade de produzir rotação de um corpo.
- Grandezas físicas: Podem ser medidas quantitativamente ou qualitativamente.
a) Grandezas escalares: Necessita de um valor numérico e uma unidade para ser determinada.
b) Grandezas vetoriais: Necessita além do valor numérico, que representa a intensidade, como também uma representação espacial para determinar uma direção e um sentido.
- Energia: Capacidade de corpos e sistemas em realizar um trabalho.
- Pressão: Força por unidade de área.
a) Pressão Estática → Pressão do ar que não depende de qualquer movimento.
b) Pressão Dinâmica → Provocada pelo movimento de um corpo, pelo impacto do ar.
c) Pressão Total → Soma das duas pressões (Estática + Dinâmica).
- Fluídos: Substâncias ou corpos sem forma fixa, e que são capazes de fluir, como gases e líquidos.
E no estudo da matemática, você precisa compreender as razões de
proporcionalidade.
- Diretamente Proporcional: Termo matemático usado para indicar que uma grandeza varia de acordo com a variação de outra grandeza, no mesmo sentido.
- Inversamente Proporcional: Termo matemático usado para indicar que uma grandeza varia de forma contrária à variação de outra grandeza.
LEIS DE NEWTON
Sir Isaac Newton (1643-1727) foi um importante matemático e filósofo inglês que descreveu as três leis básicas sobre o movimento que atualmente são aplicadas à teoria de voo das aeronaves.
Entenda o funcionamento de cada uma delas, e de que forma são utilizadas na aviação de asas fixas;
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Estabelece que um corpo em repouso permanecerá em repouso, e um corpo em movimento permanecerá se movendo com a mesma velocidade e direção. Esta proposição significa que na natureza nenhum corpo para ou se move sem que uma força externa atue sobre ele.
2ª Lei de Newton – Lei da Força
Estabelece que se uma força externa age sobre um corpo, que se move à velocidade constante, a alteração do movimento ocorre na direção de atuação da força.
3ª Lei de Newton – Lei da Ação e Reação
Estabelece que um corpo ao exercer uma força sobre outro corpo, este segundo corpo exercerá sobre o primeiro uma força em igual magnitude, porém, em direção oposta.
PRINCÍPIO DE BERNOULLI
O movimento de um fluído, pode ser laminar (quando o escoamento é liso e contínuo) ou turbulento (quando o escoamento for intermitente e assimétrico). E o estudo do escoamento dos fluídos tornou possível entender a equação da continuidade, que diz que quando há um fluído escoando em um canal, se houver um estreitamento a velocidade aumenta.
Neste contexto, o Princípio de Bernoulli explica como a pressão de um fluido pode variar com a velocidade do movimento. E estabelece que com o aumento da velocidade do fluido, a pressão sobre ele será diminuída.
Desta forma, é possível entender como a ação da pressão no extradorso de uma asa é inferior à do intradorso. Uma diferença de pressão que determina a sustentação da aeronave.
Na física, velocidade e pressão estática são elementos inversamente proporcionais, isto é, quando a velocidade aumenta, a pressão diminui. E vice-versa. Isso é o que nos diz o Teorema de Bernoulli, comprovado pelo sistema conhecido por Tubo de Venturi.
SISTEMA DE PITOT
O altímetro, velocímetro e o climb são instrumentos de uma aeronave que utilizam a variação de pressão do ar como referência para as suas indicações, e essa variação é captada através do tubo de pitot.
O sistema de pitot capta dois tipos de pressão, a pressão estática e a pressão dinâmica, que resulta na pressão total.
- Pressão Estática: No avião, as tomadas estáticas são responsáveis em captar a pressão estática, e em enviá-la para as linhas que alimentam os instrumentos. E, normalmente, são localizadas na fuselagem da aeronave.
- Pressão Dinâmica: É o resultado do movimento deste corpo, e pode variar com a altitude e com o vento relativo. De modo que, quanto mais rápido o vento relativo ou maior a densidade do ar, maior será a pressão dinâmica.
Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.