Search
Close this search box.

COMANDOS DE VOO E SUPERFÍCIES DE COMANDO

SUPERFÍCIES DE COMANDO

O Sistema de Controle ou Comandos de voo é dividido em primário e secundário, de modo que o primário é responsável pelo controle efetivo dos movimentos do avião e o secundário auxilia a performance do voo.

Para que isso seja possível, você precisa compreender que uma aeronave realiza movimentos em voo sobre três eixos. E o movimento sobre cada um destes três eixos é realizado por uma superfície de controle primária específica.

  • Eixo vertical: É responsável pelo movimento de guinada realizado pelo leme direcional da aeronave.
  • Eixo lateral: É responsável pelos movimentos de arfagem e tangagem através do profundor da aeronave.
  • Eixo longitudinal: É responsável pelo movimento de rolagem realizado pelo aileron da aeronave.

CONTROLES PRIMÁRIOS

Os controles primários são aerofólios móveis que provocam alteração no fluxo e na pressão de ar em pontos específicos da aeronave e que proporcionam a sua movimentação sobre um dos três eixos.

As superfícies de controle primárias de voo são: aileron, profundor e leme, que são acionados através do manche e dos pedais.

A seguir, conheça cada um deles.

  • Ailerons

São aerofólios localizados no bordo de fuga da asa com o objetivo de controlar o movimento do avião em torno do seu eixo longitudinal. E através do manche é possível controlar os ailerons, com movimentos para esquerda e para direita.

  • Profundor

São aerofólios que controlam o movimento do avião sobre o eixo lateral ou transversal, fazendo a aeronave subir ou descer. Seu funcionamento também é realizado através do manche, com movimentos para frente e para trás.

  • Leme

O leme controla a direção do avião pelos pedais, através do movimento sobre o seu eixo vertical.

CONSTROLES SECUNDÁRIOS

Os controles secundários de voo têm o objetivo de auxiliar na performance da aeronave e na redução das forças empregadas pelo piloto ao efetuar um movimento.

Este sistema de controle é composto pelo flap, slot, spoiler e compensadores.

  • Flap: Dispositivo hipersustentador que está presente em praticamente todos os modelos de aeronaves, com o objetivo de produzir mais sustentação em determinados momentos do voo.
  • Slot: Dispositivo hipersustentador que atua no bordo de ataque da asa, com a intenção de reduzir o turbilhonamento dos filetes de ar.
  • Spoiler ou Speedbrake: Dispositivo instalado no extradorso da asa, com a função de aumentar o arrasto, auxiliar no movimento de rolagem e atuar como um freio aerodinâmico.
  • Compensadores: Dispositivo instalado no bordo de fuga das superfícies de comando, com o objetivo de manter a aeronave na atitude desejada e minimizar a pressão dos comandos aplicada pelo piloto nos controles primários de voo.

Os principais tipos de compensadores são:

a) Fixos: Dispositivo mais utilizado em aeronaves de pequeno porte, onde o ajuste é realizado no solo para compensar possíveis tendências durante o voo da aeronave.

b) Comandáveis: Dispositivo que pode ser utilizado para compensar as tendências durante o voo, mantendo a aeronave sempre na altitude desejada.

c) Automáticos: Dispositivo que atua sem a influência direta do piloto. E que possui três tipos: de deslocamento do eixo de articulação; saliência na superfície de comando; e compensação automática.

Se você ainda não sabia de tudo isso, ou se de alguma forma esse conteúdo foi útil para você, continue atento ao nosso blog para estar sempre atualizado sobre a aviação. E aproveita para nos seguir nas nossas redes sociais também, no instagram e no youtube.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

© Formando Pilotos desde 2018