Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) tornou-se a a primeira agência reguladora de um país das Américas a aderir ao 25by2025, que incentiva empresas e organizações do setor aéreo a ampliar a representação feminina em cargos de destaque.
A iniciativa já conta com 198 signatários, entre eles nove organizações brasileiras, além da ANAC: Azul, Gol, Latam Brasil, Latam Cargo, Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo (Abesatas), ABR Aeroportos e Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).
No México, a ANAC assinou oficialmente dia 28 de junho, a adesão à iniciativa 25by2025 da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Ao se juntar a 25by2025, a Agência se compromete a aumentar a representação feminina em cargos seniores e em áreas onde as mulheres estão tradicionalmente sub-representadas.
De acordo com o diretor da ANAC, Ricardo Catanant, fazer parte dessa iniciativa representa um movimento essencial para que a Agência atinja plenamente o patamar de equidade em toda a sua estrutura organizacional. “A ANAC está comprometida com a pauta de inclusão de gênero e de aumento de oportunidades para mulheres na aviação. Entendemos que iniciativas colaborativas entre o setor público e o privado são fundamentais para avançar nessa pauta e tornar mais equilibrado o mercado de trabalho com maior representatividade de profissionais mulheres. Por isso, aderimos à iniciativa promovida pela IATA, um movimento essencial para atingirmos patamares de equidade, fortalecendo a pauta ESG da Agência e do nosso setor”, afirmou.
O diretor Catanant está na Cidade do México representando o Brasil no evento IATA – Wing of Change Americas, que reúne lideranças do setor da aviação, agências reguladoras e especialistas para discussão os principais problemas e oportunidades do transporte aéreo.
Iniciativa global
Criada em 2019 para mudar as principais métricas do setor, a iniciativa 25by2025 busca inspirar diferentes empresas a adotarem medidas concretas para promover a diversidade de gênero no setor da aviação.
O progresso das diferentes instituições é compartilhado anualmente na Cúpula Mundial de Transporte Aéreo da IATA. Além disso, a IATA criou um fórum para compartilhar as melhores práticas e ideias para que seus signatários as utilizem e implementem.
Siga nos acompanhando aqui e fique a vontade para nos seguir nas nossas redes sociais também, @eadaviacao. Turmas frequentes e todo o suporte e excelência do grudo EAD Aviação Civil. Nos deixe fazer parte da realização do seu sonho.