Search
Close this search box.

5 passos para me tornar um Piloto

Olá comando, tudo bem?

Tornar-se piloto de avião ou helicóptero é o sonho de muitas pessoas e nós entendemos que com este sonho surgem muitas dúvidas, principalmente em como funciona a formação de um piloto. Pensando nisso, nós preparamos um guia completo com 5 passos para você se tornar um piloto, e voar neste sonho com a gente.

Primeiramente você precisa ter a licença de piloto privado (PP), este é o início da sua carreira, somente depois de ter o seu PP é que você poderá fazer as licenças para voar na área da aviação que deseja (agrícola, comercial, executivo e etc). Neste guia você descobrirá estes 5 passos necessários para obter a sua licença de piloto privado.


1º Passo: Curso Teórico

Nesta etapa você aprenderá os conhecimentos teóricos básicos para pilotar uma aeronave. Estes conhecimentos são: Teoria de Voo, Regulamentos Aeronáuticos, Meteorologia, Navegação Aérea e Conhecimentos Técnicos. Esses conhecimentos também são cobrados no exame da ANAC (que vamos abordar em seguida). O curso teórico não é obrigatório, porém é essencial para que você seja aprovado na primeira tentativa no exame da ANAC e também conta como um diferencial no seu currículo de piloto.

2º Passo: Exame Médico

É necessário saber se você está fisicamente apto para pilotar, para isso existe o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que consiste em exames simples em clínicas credenciadas pela ANAC, para verificar se você tem algum impedimento de pilotar. Segue o link com as informações e quais os estados você pode realizar o CMA. https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionais-da-aviacao-civil/processo-de-licencas-e-habilitacoes/cma#4

3º Passo: Prova da ANAC

Primeiramente você precisa ter o CANAC que é a identificação do Aeronauta junto à ANAC. Logo após, você já poderá realizar a sua inscrição para a realização do exame, será gerado um boleto que custa em torno de R$350,00. Você deverá aguardar a confirmação do seu pagamento, que será através de e-mail com instruções para realizar o agendamento do exame.

Chegou então o dia mais esperado, o dia do seu exame teórico, saiba que ele é composto por 100 questões, 20 questões de cada assunto, aqueles que falamos anteriormente, e que você estudou no curso teórico, são eles: Teoria de Voo, Regulamentos Aeronáuticos, Meteorologia, Navegação Aérea e Conhecimentos Técnicos. Para aprovação você precisa acertar 70% da prova, boa sorte comando! Neste link você poderá ver quais os locais poderá realizar sua prova.https://www.anac.gov.br/noticias/2020/exames-teoricos-da-anac-serao-aplicados-em-todos-os-estados

4º Passo: Curso Prático

Não desista comando, estamos quase lá! Agora é a vez de você realizar as suas horas de voo, para isso procure um Aeroclube de confiança, pesquisar somente os preços das horas de voo não é tudo que importa, e quando se decidir você terá que completar no mínimo 40 horas de voo, sendo 3 dessas horas de voo noturno.

5º Passo: Voo de Check

Agora sim, chegamos no quinto e último passo para você se tornar um piloto privado! Ao final de seu curso prático, com no mínimo 40 horas de voo, será marcado o voo de check, neste voo um instrutor da ANAC vai avaliar suas habilidades. Fique tranquilo, é um voo curto com duração de aproximadamente 1 hora e ao final você receberá sua tão sonhada CHT (Certificado de Habilitação Técnica) de Piloto Privado!

Após ter concluído esta etapa, você poderá ir para o caminho que tanto deseja na aviação, fazendo as próximas licenças de voo.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

© Formando Pilotos desde 2018